1 de abr. de 2006

TRILHAS & TERRAS = Homem em Movimento





Peabiru significa caminhos e foi esse o nome dado para as primeiras trilhas abertas na América Latina. O tronco principal se estende desde Cuzco, no Peru, até São Vicente, no litoral de São Paulo, com ramais para Santa Catarina e outras regiões e foi a partir do litoral catarinense que o português Aleixo Garcia, partiu para descobrir se era verdadeira a existência das minas de prata no interior da terra. A expedição de Aleixo, com participação de mais de 2 mil índios carijós, foi a primeira incursão documentada sob comando de um europeu. Aleixo chegou perto de Potosi, o maciço de prata que tanto despertou posteriormente a cobiça espanhola. Utilizou o Peabiru, o caminho Inca que ficou famoso como trilha até os Andes. Em Santa Catarina também foram encontrados outros vestígios Incas e como em todo país, a ocupação humana avança sobre os restos do Peabiru.
Sem tentar resgatar o passado, mas valendo-se da importância dele para mostrar a inexistência desses limites na busca humana por novos horizontes, nos vemos hoje percorrendo trilhas, na tentativa de que as barreiras não impeçam que o pensamento fique somente na vontade. A comunicação virtual traça hoje muitas trilhas espaciais com o mesmo poder de rompimento das barreiras e de fronteiras, utilizadas por civilizações do passado; essa mesma tão fácil de acontecer tecnologicamente e tão difícil de ser praticada fora dela. A partir desse ponto, será possível percorrer as muitas trilhas humanas dos mundos urbanos contemporâneos, onde as pessoas são comuns e com as mesmas necessidades, sem que seja preciso mostrar e/ou falar de coisas ruins, e sim das coisas boas que certamente existem nas estruturas casualmente arranjadas por pessoas do bem e que visam sempre resultados positivos. Há trilhas nas favelas, debaixo das pontes, nos viadutos, nas muitas margens... Mas, nem por essa razão, tristes.
Há hoje muitos Peabirus em muitos lugares e países. Através do registro testemunhal, com comprometimento do olhar pedagógico, TRILHAS&TERRAS = Homem em Movimento tem a proposta de mostrar o homem e seus reflexos no meio.
Esse espaço passará a compor o Projeto Principal e de mesmo nome, que deverá desenvolver-se em diferentes frentes, tendo nesse primeiro momento, a realização de um livro álbum que deverá documentar as trilhas, por onde passou o Peabiru Inca. Pretende mostrar também os muitos Peabirus, desde o que restou deles, em terras peruanas e catarinenses, até os muitos caminhos trilhados hoje pelo homem atual, urbano ou não, nesses tantos Peabirus.
Cristina Oliveira